Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1269-1 | OS TRABALHADORES DE CALL CENTER SOB O DIREITO CAPITALISTA DO TRABALHO NO LULISMO:
Uma análise da realidade de trabalho dos prestadores de serviço do Banco Itaú Unibanco no Município do Rio de Janeiro
| Autores: | Luís Antônio Cardoso1, Bruno Moreno1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar as condições de trabalho dos empregados de call center do Banco Itaú Unibanco S/A no município do Rio de Janeiro. Trabalhadores do setor terciário, terceirizados e localizados na base da pirâmide salarial do Brasil. Busca-se analisar, a organização do trabalho nos call center do setor bancário, analisando-se na prática o que significa o tipo de trabalho imaterial por eles exercido. Procura-se investigar também quais as formas de “vulnerabilidades” a que estão submetidos tais trabalhadores e o papel que o Direito Capitalista do Trabalho cumpre para impedir ou permitir a exposição deste grupo a essas formas de “vulnerabilidades”. Especialmente as tocantes à intensificação do trabalho. Pretende-se a partir disto traçar um diagnóstico destes trabalhadores tendo como base os conceitos de “Precariado” e de “Nova Classe Trabalhadora”. |