Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1270-1 | ESTUDO SÓCIO-ANTROPOLÓGICO SOBRE O MERCADO DOS PROFISSIONAIS DOS POLOS MUSICAL E VISUAL DE ESCOLAS DE SAMBA NO BRASIL | Autores: | SCHMIDT, D.S1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: O estudo versa sobre a intersecção entre os mundos da cultura e da economia na trajetória de profissionais do ramo das artes e da música na maior e mais representativa festa audiovisual brasileira: o carnaval. Focalizamos o recorte analítico nas mudanças de ordem sociocultural e econômica ocorridas nos desfiles de escolas de samba, e os efeitos produzidos nas identidades culturais, na moralidade e nos papéis sociais de sambistas (polo musical) e carnavalescos (polo visual). Tais modificações são em grande parte também evidenciadas pelos próprios atores sociais envolvidos, aproximações que muitas vezes remontam a um sentimento de comercialização do espetáculo como se, em certo sentido, a grande festa popular se transformasse em um desejado mercado de consumo com o estabelecimento de uma indústria cultural/criativa. Talvez, mesmo que não saibam discorrer teoricamente sobre tais questões, muitos dos atores participantes dos desfiles das escolas de samba e que vivenciam cotidianamente esse espaço realizam, ao seu modo, interpretações tácitas sobre as mudanças em curso nessa realidade social. Como material empírico para subsidiar a reflexão apresentaremos dados das entrevistas realizadas - e analisadas - com profissionais dos carnavais das cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre, assim como da modalidade que serve de vitrine para novos profissionais se lançarem neste mercado cultural: o carnaval virtual. |