Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1272-1 | A Contribuição do PIBID na formação de professores do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR | Autores: | MATTAR DIAZ, S.M1 1 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Resumo: Este trabalho tem como objeto o processo de formação do Professor de Sociologia diante da política educacional que o governo Federal brasileiro desenvolveu, o PIBID. O mesmo tem por finalidade o fomento a iniciação à docência, qualidade na formação docente e elevação do padrão de qualidade da educação básica.O curso de Ciências Sociais da PUCPR começou a participar em agosto de 2012 neste programa.O objetivo deste estudo é compreender as contribuições do PIBID à formação inicial de professores, nos dizeres dos licenciandos em Ciências Sociais e pibidianos de Sociologia, da PUCPR.Deste modo utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com observação participante e o relato dos bolsistas que integram e/ou já integraram este projeto.Para análise dos dados, as informações foram organizadas de forma sistemática e submetidas à apreciação de conteúdo quanto às principais contribuições do PIBID à formação do professor de Sociologia. A base teórica desta reflexão tem como centralidade o conceito de campo em Bourdieu(2001),isto é,o espaço em que ocorrem as relações entre indivíduos, grupos e estruturas sociais. As forças sociais que atuam e encarnam nas estruturas e nos agentes em função dos diversos tipos de capital que representam. E ainda,DRIBE(1991),FERNANDES(1980); BONETTI(2012); BALSA(2009);SAVIANI(2010);SILVA (2010)entre outros.Agência:CAPES.
|