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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1278-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1278-1

Mapeamento das monografias do curso de Ciências Sociais da UFF: suas trajetórias sobre o ensino da Sociologia na educação básica

Autores:
Cruvello, E.1
1 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
Trata-se de um mapeamento de cem monografias do Bacharelado e da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, campus Niteroi, de 1982/2016 voltadas para o ensino da Sociologia na educação básica. Cinco categorias são delimitadas: concepção filosófica da educação; avaliacao dos projetos e programas educativos; debate sobre os temas transversais; relatos do PIBID. Essas categorias servem para responder as duas indagações nucleares: Até que ponto as monografias retratam a conjuntura e a discussão acerca do ensino da Sociologia na educação básica brasileira? Que trajetórias sugerem as monografias analisadas? O mapeamento preliminar sugere uma aproximação entre os temas de agenda relacionados a educacao no Brasil e o percurso do ensino das Ciências Sociais no Ensino Médio na UFF. De 1982 a 1996 às narrativas nas monografias versam sobre os impasses da educação, o analfabetismo e a análise dos livros didáticos de Moral e Cívica. De 1997 a 2011, surgem as primeiras discussões sobre a obrigatoriedade da Sociologia, ao lado das avaliações críticas dos projetos atinentes as Ciências Sociais e Educação. Em 2012, a consolidação do PIBID configura outras reflexões sobre as ações práticas da Sociologia Escolar. As principais fontes foram os trabalhos monográficos do Curso em tela, resoluções afins, seu projeto pedagógico, além das contribuições de Silva, Carvalho e Moraes.