Oral Completa
1296-1 | Crise do Capital, Recomposição Burguesa e Mediação do Conflito de Classes Por Meio de Políticas Públicas de Trabalho, Qualificação e Geração de Emprego e Renda no Brasil | Autores: | José dos Santos Souza1, Caio Antunes2, Leandro Galastri7, Jussara Marques de Macedo6 1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás , 6 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 7 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" |
Resumo: Flexibilização do trabalho e da produção, aumento de produtividade, desregulamentação das relações de produção, desemprego estrutural, proliferação do trabalho informal, terceirização e intensificação da precariedade são os principais efeitos da recomposição burguesa diante da crise estrutural do capitalismo. O Estado brasileiro, por sua vez, promove ações públicas voltadas para a formação do trabalhador pautadas em certa concepção que atribui à qualificação profissional o poder de gerar emprego e renda. Neste aspecto, tais políticas visam à intermediação de mão-de-obra, programas de educação profissional e fomento de arranjos produtivos locais com intuito de gerar capital social para os segmentos mais vulneráveis. Para a manutenção do consenso em torno dessas iniciativas, propagam-se ideias como “empreendedorismo”, “desenvolvimento sustentável” e “protagonismo social”, além de disseminar-se a lógica de mercado como reguladora da vida social. Nesta linha de reflexão, a mesa redonda tem por finalidade sistematizar e discutir um conjunto de evidências empíricas que levam à constatação de que as ações públicas e privadas para o trabalho, a qualificação e a geração de emprego e renda no Brasil, além da função econômica de regular o mercado de trabalho com oferta de força de trabalho qualificada, tornou-se também uma prática social de mediação do conflito de classes, na medida em que educa os trabalhadores a encarar com naturalidade a instabilidade e a vulnerabilidade do mercado de trabalho competitivo e excludente. |