Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1326-1 | DE TELEFONISTA A ATENDENTE DE TELEMARKETING: Resistências e Ação Sindical na Paraíba
| Autores: | MORAES, A.C.N.1 1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba |
Resumo: Apresenta reflexões parciais de pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objeto a conformação de formas de resistências (desde as suas manifestações individuais até as ações sindicais) por parte dos atendentes de telemarketing (também denominados teleoperadores) – em contraposição/substituição à figura da telefonista –, na realidade concreta do estado da Paraíba, diante do processo de reconfiguração espacial das empresas de call center em curso no país, no qual atuam estratégias empresariais em convergência com ações estatais de atração de investimentos. De natureza qualitativa, os dados apresentados advêm de entrevistas semiestruturadas com teleoperadores de empresas instaladas na Paraíba e lideranças sindicais locais (diretores e delegados de base); e de observação direta do cotidiano e de atividades sindicais. Não obstante a conformação de contextos adversos a resistências, que tendem a ter expressões individuais e de alcance/efetividade reduzidos, já se observam elementos que se contrapõem ao discurso oficial de maior comprometimento dos trabalhadores nordestinos, tais como a existência de grupo de ex-funcionários em redes sociais, realização de protestos/paralisações, postura ativa do SINTELL-PB e do Ministério Público do Trabalho da Paraíba. Junto com os conflitos verificados no meio sindical, especialmente os de cunho geracional, foram identificados embriões de capacidade crítica e de percepções que revelam tensões e inquietações por parte dos teleoperadores. |