Poster (Painel)
1332-1 | O ambiente escolar no contexto das políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil | Autores: | FASSON, K.1 1 USP - Universidade de São Paulo |
Resumo: A presente pesquisa tem como temática as relações raciais na infância no ambiente escolar; inserindo-se, assim, na intersecção entre três campos de estudo: a sociologia das relações raciais, a sociologia da infância e a sociologia da educação. O estudo qualitativo dessa temática mostra-se relevante na medida que pesquisas revelam a existência de limites raciais na superação das desigualdades na escola, de modo que as experiências de preconceito e discriminação vividas pelas crianças negras teriam efeito sobre sua progressão, permanência e desempenho.
Após décadas de mobilização do Movimento Negro no Brasil em torno de pautas de educação, em 2003 é promulgada a Lei 10.639/03, que torna compulsório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino básico; além de atuar também tanto no eixo do reconhecimento identitário como também no eixo redistributivo, com a (re)educação das relações étnico-raciais. Levando-se em conta, então, o contexto em que a referida lei se insere, em que as questões raciais estão colocadas em discussão, o objetivo central de nossa pesquisa de mestrado é investigar as relações raciais tendo como base o ambiente escolar em um cenário específico, qual seja: uma escola que assumiu a existência de um componente racial, se destacando, tanto na região como na própria rede em que está inserida, pela realização de um projeto relacionado com a implementação referida lei. Serão apresentados resultados da pesquisa realizada durante um ano letivo. |