Oral Completa
1338-1 | O cuidado e sua sociologia. Explorando interfaces | Autores: | GUIMARÃES, N.A.1, SORJ, B.2, Lourdes Bandeira3 1 USP - DS - Universidade de São Paulo - Dep.Sociologia - 05508010, 2 UFRJ-IFCS - Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS, 3 UNB - DS - Universidade de Brasilia - Dep. Sociologia |
Resumo: Mirar um fenômeno a partir das suas interfaces, retendo as intersecções entre dimensões da realidade nas quais se produz, é uma perspectiva que agrega substancial valor analítico às interpretações em Sociologia. O cuidado tem se mostrado um tema especialmente rico para ilustrar a relevância de trabalhar (n)as interfaces.
Mas, privilegiar as intersecções entre dimensões é antes uma perspectiva epistemológica que um a priori ontológico. Nesse sentido, a Mesa Redonda ilustrará como é amplo o leque das possíveis interfaces a explorar quando focalizamos o tema do cuidado; e como é substancial a riqueza interpretativa agregada.
Em “Cuidado, cadeias e circuitos. Explorando intersecções”, Nadya A. Guimarães chamará a atenção para como as dimensões macro-micro, e das práticas e representações revelaram-se intersecções analíticas de poderoso valor heurístico, seja na escala geográfica das análises de "cadeias globais de cuidado", seja na escala da sócio-economia dos "circuitos de cuidado".
Em “Paternidades, família e trabalho”, Bila Sorj explorará as representações e práticas na fronteira entre masculinidade, paternidade e família, sublinhando o valor da interseção entre classe, identidades e práticas.
Lourdes Bandeira em “Relação entre violência e cuidado” abordará as interfaces entre as situações das mulheres agredidas e as ações de cuidado, focalizando as interseções entre justiça e saúde, fazendo dialogar uma sociologia da violência com uma sociologia das políticas públicas.
|