Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1338-2 | Transitando entre a universidade e o trabalho: Trajetórias desiguais e políticas de inclusão
| Autores: | Nadya A. Guimarães1,2, Ana Carolina Andrada1,2, Monise Picanço1,2 1 CEM / CEBRAP - Centro de Estudos da Metrópole - CEBRAP - CEP: 05508-010, 2 USP - PPGS - Universidade de São Paulo - Programa de Pós em Sociologia |
Resumo: A comunicação analisará a transição entre o ensino superior e o mercado de trabalho realizada por graduados que portam um diploma com alto valor de mercado, oriundos de uma instituição de alto prestígio que institui programa de ação afirmativa. Construiu-se um painel para acompanhar os percursos ocupacionais dos graduados das duas primeiras gerações desse programa (ingressados em 2005 e 2006), com coletas em três momentos: quando da finalização da sua graduação (na retirada do diploma, entre 2009 e 2011) e quando já deveriam estar integrados ao mercado de trabalho (2014 e 2017).
O texto se compõe de quatro sessões. Na primeira, apresenta o caso e o programa de inclusão, mostrando os efeitos deste sobre a diversidade socioeconômica dos alunos recrutados. A segunda sessão detalha a construção metodológica do painel com egressos. A terceira discute os resultados, chamando a atenção para as (i) diversidades nas trajetórias ocupacionais, (ii) as chances de acesso a empregos de qualidade, (iii) os determinantes dessas chances e (iv) suas variações entre beneficiários, ou não, da politica de inclusão. Conclui-se, dimensionando o alcance dos efeitos do programa de inclusão sobre o destino ocupacional dos egressos e localizando essa subpopulação específica (pela elevada seletividade da instituição) no quadro dos movimentos no mercado de trabalho dos jovens brasileiros, que deles muito diferem por suas características socioeconômicas.
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