Oral Completa
1340-2 | Mutações do catolicismo brasileiro: analisando uma crise em curso | Autores: | Massimo Bonato1 1 USP - Departamento Sociologia |
Resumo: De forma geral, no âmbito das ciências sociais da religião, vários estudos têm procurado mostrar a renovada vitalidade da religião na sociedade brasileira. Destaca-se muitas vezes o papel dinâmico, na televisão e na política partidária, assumido por parte dos pentecostais. Na reflexão teórica, entre outros aspectos, buscou-se demonstrar a plausibilidade de um processo em curso de desprivatização da religião. No entanto, se se foca o catolicismo, ainda a maior religião no país, percebe-se uma realidade mais contraditória e não linear com a evolução de um processo de desprivatização da religião. Tal aspecto fica evidente uma vez que o catolicismo, conforme indicam os Censos do IBGE e pesquisas Datafolha, há diversas décadas não para de perder fiéis e, após a redemocratização do País, a igreja católica do Brasil repensou sua atuação pública, principalmente no âmbito da esfera política. De acordo com o sociólogo José Casanova (1994; 2013), que pensa a secularização a partir de três proposições separadas – diferenciação das esferas seculares da religião «secularização I»; declínio da fé e das práticas religiosas «secularização II»; e privatização da religião «secularização III» – procurarei estabelecer encaminhamentos analíticos nesses três sentidos processuais, no escopo de elaborar pistas para compreender as transformações ocorridas a partir do final da década de 1980 e as mutações e especificidades que se manifestam no catolicismo brasileiro contemporâneo. |