Poster (Painel)
1354-1 | O FAZER/SABER INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: A SOCIOLOGIA E OS DESAFIOS DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. | Autores: | VIEIRA, M.M. 1, PINHEIRO, C.H.L. 1, ARAÚJO, I.B.O. 1, RIBEIRO, B.S. 1 1 UNILAB - UNIV DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA |
Resumo: O ensino médio tem sido objeto de inúmeras reflexões acadêmicas e políticas nos últimos anos, tanto no que se refere à sua finalidade, quanto à sua dinâmica e organização. Também surgem debates acerca de estratégias docentes contextualizadas com a realidade discente. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto que as estratégias de ensino aprendizagem, bem como o currículo escolar estão desafiados a buscar e valorizar uma articulação de saberes capaz de flexibilizar estruturas disciplinares e, como consequência, aproximando-se da perspectiva interdisciplinar no ambiente escolar. Esta possibilidade, encontra um série de obstáculos como a resistência e/ou despreparo de professores – por questões ideológicas ou mesmo pela formação acadêmica – com o fazer/pensar interdisciplinar. Questiona-se como estes desafios alteram e/ou influenciam no trabalho docente. Como as humanidades e, em especial a sociologia tem sido lecionada a partir da perspectiva interdisciplinar no ensino médio? Este trabalho reflete sobre a relação educação, ensino e interdisciplinaridade e objetiva discutir como esta se constituiu como possibilidade e desafio no sistema educacional brasileiro, privilegiando reflexões sobre trabalho docente; educação e ecologia de saberes; complexidade, interdisciplinaridade e ciências sociais. Para tanto, foram realizados grupos focais com docentes de diversos campos do saber em 10 escolas estaduais de ensino médio na Microregião do Maciço do Baturité, no estado do Ceará. |