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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1381-1

Poster (Painel)


1381-1

AS REPRESENTAÇÕES DO SEXO NO CONTEXTO ESCOLAR JUVENIL.

Autores:
SOARES, Clara da Silva.1,1, MORAIS, P.B1, PAULA, Y.B.V1, SILVA, A,P.H1, BRITO, P.M.F6
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará, 6 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
O trabalho analisou as representações sociais de jovens estudantes sobre sexo e sexualidade nos espaços escolares da rede pública na cidade de Fortaleza. A pesquisa passou por três fases – identificação de documentos do Ministério da Saúde direcionados para as escolas; realização de oficinas de prevenção às DSTs e HIV/AIDS na escola; registro das falas dos estudantes sobre o significado do binômio sexo/sexualidade. Foram selecionados manuais do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE e utilizados os fascículos para a realização das oficinas na Escola Municipal Projeto Nascente, no Bairro ITAPERI em Fortaleza – CE nos anos de 2014 e 2015. Utilizamos como referenciais teóricos: FOUCAULT (1990); (2008); (2012); (2014), PIERRET (1998), LOYOLA (1998), PAGNI (2011), SIMMEL (1993), GIDDENS (1993). Registramos as falas dos jovens, tendo como pergunta norteadora: “Medo de quê?”, presente em um dos fascículos. Sobre o sexo e a sexualidade, os jovens consideraram o “amor” como o sentimento essencial durante uma relação sexual. Por que permanece a associação do sexo ao amor romântico em relacionamentos que têm a marca da transitoriedade? Os jovens que participaram da nossa oficina eram moradores da periferia, marcados em suas trajetórias por relacionamentos conflituosos e instáveis. Mesmo assim, estes procuram construir laços, que mesmo não sendo duradouros, a representação do amor romântico continua preponderando. Se não no presente, pelo menos como ideal de futuro.