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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1389-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1389-1

POLÍTICAS DE IDENTIDADE NO ENSINO SUPERIOR: LUSOFONIA E DIFERENÇA CULTURAL NA UNILAB

Autores:
Wellington Maciel1
1 UECE/PPGS - Universidade Estadual do Ceará

Resumo:
Nas últimas décadas o Brasil tem implementado políticas de cooperação educacional internacional e de inclusão ao ensino superior em instituições públicas de educação com o objetivo de mitigar as desigualdades sociais, de gênero e étnico-raciais e como forma de pagar as chamadas dívidas históricas com os países parceiros. Importante parcela das pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação tem se concentrado nas análises dos efeitos dessas políticas sobre as trajetórias escolares. Pouco, porém, tem se discutido sobre as políticas de identidade surgidas no interior das instituições de ensino superior inauguradas para tal fim. O objetivo desta pesquisa é averiguar as tensões entre a produção discursiva oficial em torno de uma comunidade lusófona e as demandas de estudantes, professores e técnicos administrativos por identificações sociais particulares no interior dos campi da Unilab em Redenção, Ceará. Do ponto de vista metodológico, adotar-se-á, diante da diversidade cultural dos estudantes, professores e técnicos administrativos, recortes empíricos e teóricos de natureza étnico-racial, regional e de gênero em interface com as identificações nacionais. Trabalhar-se-á com técnicas de entrevista e observação direta do cotidiano da instituição e pesquisa documental. O dilema em torno da construção das identidades e das diferenças tem estado presente no dia-a-dia da Universidade, o que tem gerado desafios à chamada integração cultural ou cooperação solidária Sul-Sul.