Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1402-1

Poster (Painel)


1402-1

A Licenciatura em Ciências Sociais e a implantação do debate sobre relações étnico-raciais no Ensino Médio em Catalão (GO)

Autores:
MENEZES,K.A1, PIRES,D.S.1, PENA, M.A.S.1, OLIVEIRA, N.S.D.1, HOLANDA, P. P.1, FRANÇA, V.L.1, CASTRO, P. E. R.1, ALVES, D.1
1 UFG-RC - Universidade Federal de Goías – UFG, Regional Catalão

Resumo:
O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese das ações e resultados qualitativos de um trabalho que realizamos há três anos junto a escolas de Ensino Médio em Catalão (GO), em especial o Colégio João Netto de Campos. Nesse colégio, o curso de Licenciatura em Ciências Sociais (UFG Regional Catalão) desenvolve um subprojeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no qual discutimos etnicidade e diversidade junto à comunidade escolar. Como premissas do trabalho, apontamos àquelas apontadas pelas diretrizes da Lei n.º 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em especial, almejamos implantar a discussão da cultura negra e da desigualdade racial no Brasil como objetos de reflexão sociológica e prática pedagógica. A metodologia do trabalho traz um cunho participativo, relacionado aos saberes e fazeres escolares no contexto do magistério do Ensino Básico. A estratégia de intervenção passa por circuitos de preparação e execução de dois eventos-chave anuais, o dia de comemoração da Abolição da Escravatura (13 de maio) e o Dia da Consciência Negra. Entre os resultados, destacamos os obstáculos que enfrentamos durante esses anos e destacamos o protagonismo estudantil dos alunos do Colégio João Netto de Campos, que atualmente desenvolvem suas próprias oficinas para as comemorações do dia 20 de Novembro. Este trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.