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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1426-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1426-1

A estratificação horizontal de oportunidades no ensino superior brasileiro

Autores:
Flavio Carvalhaes1, Carlos Antônio Costa Ribeiro2
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 IESP-UERJ - IESP-UERJ

Resumo:
O objetivo deste trabalho é entender o padrão da estratificação das oportunidades educacionais no ensino superior brasileiro após seu período de intensa expansão, diversificação e diferenciação. Através da mobilização de dados da PDSD (Pesquisa das Dimensões Sociais da Desigualdade), apresentamos a conhecida estratificação das oportunidades educacionais de entrada no ensino superior no país (desigualdade vertical). Com a mobilização de dados do ENADE e Censo do Ensino Superior construímos modelos multivariados que descrevem o padrão de alocação dos estudantes e mostramos que a desigualdade de oportunidades entre cursos (desigualdade horizontal) privilegia alunos de SES alto e brancos e se concentra em poucas carreiras. Identificamos um intenso padrão de segregação de gênero nos cursos, que separa claramente cursos masculinos e femininos e adicionalmente, descrevemos uma interação entre gênero e SES que distingue carreiras que atraem mulheres de nível socioeconômico alto e baixo. Finalmente, através da análise dos microdados do Censo Demográfico de 2010, ilustramos como os cursos que concentram o hiato de oportunidades são aqueles com maiores retornos no mercado de trabalho. Nossos resultados, portanto, são uma importante contribuição para entender, de forma desagregada, como as credenciais de ensino superior contribuem para a reprodução da desigualdade no Brasil.