Poster (Painel)
1431-1 | Educação patrimonial e memória como práticas socioculturais promotoras de cidadania e salvaguarda na escola de samba “Rancho”, em Belém do Pará | Autores: | Borges, A.M.F.1,2 1 SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2 FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Resumo: A análise do universo conceitual de patrimônio cultural envolveu este trabalho na proposição de investigar características das ações sociais praticadas na, e pela, escola de samba “Rancho Não Posso Me Amofiná”, em Belém do Pará. Trata-se das práticas socioculturais e aspectos identitários que a torna patrimônio imaterial localizado no meio urbano e periférico da cidade, envolto das especificidades próprias desse universo social; atributos contribuintes para colocar em destaque de que forma suas próprias vivências, vinculadas à memória e à educação patrimonial, são veículo para o exercício da cidadania e, desse modo, contributos à própria salvaguarda do bem em questão. |