Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1453-1 | O caráter ideológico do cooperativismo de ensino no estado de Goiás. | Autores: | BORGES, M. A. L.1,2 1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 IFG - Instituto Federal de Goiás |
Resumo: No século XIX, na sociogênese do cooperativismo como modalidade distinta de produção/distribuição em relação ao capitalismo, as organizações cooperativas de trabalhadores dividiam o debate entre aqueles que consideravam a sua potencialidade revolucionária e emancipatória, daqueles que depositavam em sua realização um caráter integrativo e reformista diante do mercado. No final do século XX e início do século XXI, o debate sobre os alcances e limites do cooperativismo é ressignificado: as experiências socialistas do modelo soviético sucumbiram, a perversidade da produção regida pelo capital persevera, o operariado não superou revolucionariamente o modelo capitalista e a crise do modelo societal fordista trouxe na torrente dos acontecimentos, o enfraquecimento do poder sindical, o desmantelamento dos direitos sociais e trabalhistas, a precarização do trabalho e a elevação das taxas de desemprego. Nesse quadro histórico, emoldurado pela lógica da reestruturação produtiva, o presente trabalho busca apresentar parcialmente o resultado de pesquisa sobre o viés ideológico – ideologia no sentido marxiano consoante à “falsificação do real” – do cooperativismo de ensino no estado de Goiás, no cenário das transformações operadas pela ordem capitalista contemporânea, ressaltando as interfaces entre o cooperativismo e a educação nesses empreendimentos.
Palavras-chave: Cooperativismo; Reestruturação; Trabalho; Educação. |