Poster (Painel)
1462-1 | Precarização do trabalho: um estudo sobre os docentes da Instituições Federais de Ensino | Autores: | SOUZA Jr., G. R.1 1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco |
Resumo: A pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco tem como principal objetivo analisar o impacto das reformas realizadas no ensino profissional e tecnológico e na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico sobre as condições de trabalho dos docentes dos Institutos Federais de Educação. Como metodologia, partiu-se da pesquisa exploratória, envolvendo em uma primeira etapa o estudo bibliográfico a partir de livros, artigos e dissertações e em uma segunda etapa a realização de estudos de caso que tenham como propósito avaliar as condições de trabalho docente por meio de indicadores. Buscou-se selecionar os indicadores que melhor caracterizem o que costuma ser denominado pela literatura como “trabalho precarizado”. O novo perfil do trabalho, que tem a precarização como uma de suas condicionantes estruturais, tem afetado as relações e o desenvolvimento do trabalho, elevando, assim as contradições entre o capital e trabalho, retirando as autonomias dos sujeitos e favorecendo sua exploração. Sendo assim, essa configuração do trabalho tem afetado suas diferentes dimensões: os conteúdos das atividades, as formas de contrato, os níveis de remuneração, as possibilidades de carreira. Tais impactos estão ligados diretamente ao sentimento de “perda” para o trabalhador, seja de sua autonomia, do reconhecimento e controle dos processos de trabalho e do sentido da representação sindical. |