Poster (Painel)
1480-1 | Uma breve discussão sobre a expansão do ensino superior privado: um mapeamento sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro. | Autores: | Roque, A.T1, Almeida, N.L1 1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Os dados do censo do ensino superior (INEP de 2008) apontam para o protagonismo das IES privadas no número de instituições bem como no de matrículas e o perfil social do estudante universitário brasileiro das ultimas décadas. A partir das investigações produzidas na pesquisa “Diagnóstico e análise das políticas de ação afirmativa orientadas para a inclusão no Ensino superior: rompendo barreiras ou reproduzindo desigualdades sociais?” (Financiamento MEC), evidenciamos uma análise sobre as características do ensino privado na cidade do Rio de Janeiro. Executamos uma análise comparativa entre cinco universidades privadas UCAM, Estácio, UCB, UNIGRANRIO e PUCRJ, refletimos sobre a constituição do perfil de ensino oferecido por estas IES. Entendendo estas instituições reconhecidas e avaliadas como produtoras de conhecimento em quadro nacional, fizemos um levantamento de dados, e analisamos as áreas com maior interferência na criação de um novo contexto de formalização da educação do país, as ferramentas de expansão da educação em seu nível superior, e o que buscou democratizar a inserção das camadas populares nesse mercado de trabalho mais dependente da formalização internacional da mão de obra brasileira, associando essas demandas de formalização às tensões que emergem no quadro globalizado. O debate politico sobre as IES privadas da região metropolitana fluminense, evidencia, nas supracitadas, uma expansão de seus campos em áreas mais populares e interiorização dos cursos. |