Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1483-1 | Movimentos Sociais e ensino superior: reivindicando a academia | Autores: | Rebeca B. S. Seixas1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: Este trabalho visa o período de expansão do sistema público de ensino superior, de 2003 a 2014, e suas particularidades diante outros momentos de ampliação. Para tal, foi escolhido, em caráter ilustrativo, o processo de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul. O caso apresentado por esta instituição fomenta a discussão acerca das motivações e atores envolvidos em sua formação. A participação ativa de movimentos sociais, como no processo de concepção da UFFS, pouco foi vista enquanto catalisadora da expansão do ensino superior público, sendo esta geralmente encabeçada por gestões governamentais estaduais e federais; e encarada como política pública focada nas áreas de ciência e tecnologia. A contundente atuação de movimentos sociais nesse âmbito, proporciona a compreensão da expansão do ensino superior a partir de suas contribuições na áreas social e para o desenvolvimento regional. Para melhor explicitar este quadro, será resgatada a situação da região em relação à oferta de ensino superior público para posteriormente apontar de que modo os movimentos sociais exerceram sua influência no surgimento da UFFS através de sua experiência em diagnósticos socioeconômicos, mobilização social e na prática dos preceitos da educação popular, em sua perspectiva freiriana.
Palavras-chave: ensino superior, movimentos sociais, UFFS, educação popular. |