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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1490-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1490-1

O marxismo nas pesquisas sobre trabalho docente: alcances e limites da tese da proletarização

Autores:
Cavalcante, S. M.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
A teoria marxista tem sido utilizada de diferentes maneiras por pesquisas a respeito do trabalho docente e de suas formas de associação. A proposta deste trabalho é a de apresentar alcances e limites das interpretações sobre a teoria do valor e das classes sociais ancoradas no marxismo quando aplicadas à especificidade do trabalho docente, considerando as diferenças entre o ensino básico e ensino superior. As questões principais são as seguintes: a tendência de mercadorização da educação, e consequente aumento de controle e vigilância sobre o trabalho docente, necessariamente leva a um processo de formação do que poderia ser considerado como um “proletariado docente”? Seria possível compreender esta atividade acadêmica como geradora de valor e mais-valia? Quais as diferenças entre o sindicalismo docente e o de demais assalariados? Sem ignorar a magnitude das mudanças no setor, busca-se questionar algumas premissas desse debate. Em primeiro lugar, são destacadas certas particularidades da atividade docente – produção simultânea ao consumo e atividade dedicada à reprodução da força de trabalho – no intuito de compreender de que modo a teoria do valor poderia ser aí aplicada. Em segundo lugar, são feitas considerações críticas às teses que reduzem a teoria das classes socais a um problema econômico e excluem a possibilidade de tratar esse conjunto de assalariados como categorias profissionais de classe média, o que pode ser apreendido nas pesquisas sobre sindicalismo docente.