Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1500-1 | Raça, classe e direito à educação no discurso dos estudantes da educação profissional | Autores: | Silva,Naiaranize1, Vasconcelos, Edite1 1 IFBA - Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia, 2 IFBA - Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia |
Resumo: Os estudos sobre juventude mostram a existência de muitas juventudes, tendo em vista que as desigualdades, tanto as sociais como as desigualdades étnico-raciais produzem diferentes modelos do que é ser jovem. Nosso objetivo com este trabalho, resultado de Tese de Doutorado, é estabelecer relações entre juventude, ações afirmativas e educação dentro do espaço escolar, elegendo como sujeitos os estudantes do Ensino Médio do IFBA, campus Salvador. O ingresso de estudantes de variados grupos sociais, promove uma maior democratização do acesso. Entretanto, esta ampliação do acesso não se dá, sem que estes “novos estudantes” passem a demandar um maior cuidado e atendimento, o que se faz na ampliação da Política de Assistência Estudantil. Estas políticas voltadas a inclusão de grupos historicamente alijados da rede federal provocam novas reflexões sobre currículo, respeito à diversidade e sobre diversos aspectos que envolvem a permanência dos estudantes na escola. Tendo como perspectiva teórica a Teoria do Reconhecimento e Metodológica, a Análise de discurso, voltamo-nos à discussão sobre a adoção da Política de Ações Afirmativas, e nos sentidos dados por estes jovens sujeitos ao direito a educação e como ele se configura na compreensão dos mesmos. Nesta análise se evidencia a permanência de sentidos já existentes em nossa sociedade manifestos em dicotomias identificadas no debate sociológico, como a dualidade raça/classe e exigência de melhoria da qualidade da escola pública. |