Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1533-1 | Religião e Escola Pública: reflexões sobre o religioso nas políticas de educação em Vitória (ES) | Autores: | ARIANE CELESTINO MEIRELES4, Cristina Rocha4 1 FPCEUP - Universidade do Porto Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto Portu |
Resumo: As políticas de educação nacionais, em especial o Plano Nacional de Educação 2014-2024, tiveram no seu processo de elaboração e aprovação polêmicos debates sobre temas relacionados à população LGBT, às mulheres e aos negros e negras. Foram excluídas as expressões “gênero, orientação sexual e igualdade racial” do texto final não apenas no documento nacional, como também nos documentos de diversos estados e municípios, fato que provocou polaridade entre profissionais da educação em todo o país. A intencionalidade conservadora de políticos religiosos contribuiu expressivamente neste processo. A cidade de Vitória, capital do estado Espírito Santo, acumula os títulos de capital mais homofóbica no campo escolar e de cidade brasileira mais violenta contra as mulheres. O Espírito Santo se destaca no índice nacional de violência contra jovens negros. Cabe a indagação sobre como as escolas públicas de Vitória tem lidado com estas questões, mesmo vedados tais temas do Plano Municipal de Educação. Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a influência de políticos religiosos nas políticas municipais de educação em Vitória, com destaque aos temas que conformam o tripé aqui destacado: gênero, igualdade racial e orientação sexual. |