Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1540-1 | “Escolas de elite” de São Luís: escolhas, segregação e estratégias de reprodução social. | Autores: | COSTA, L.A.R. 1, CARVALHO FILHO, J.L. 2 1 UEMA - Universidade Estadual do Maranhão , 2 UFMA - Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre as escolhas dos estabelecimentos e a segregação social e escolar no espaço educacional de São Luís, capital do Maranhão. Ele analisa como processos de escolarização podem revelar lógicas de reprodução social? O campo empírico é o das "escolas de elite" de São Luís. Trata-se de escolas privadas, caracterizadas pelo alto padrão, localizadas nos bairros considerados nobres da cidade, que atendem às famílias que podem arcar com mensalidades de alto valor econômico e monopolizam as primeiras posições nos rankings do ENEM. Desse modo, objetivou-se desvelar por um lado as estratégias de distinção das "escolas de elite" de São Luís, e, por outro, as estratégias de reprodução das famílias que as frequentam. Primeiramente buscou-se construir o espaço das "escolas de elite" ludovicenses elegendo como elementos determinantes a localização no espaço social urbano e o desempenho no vestibular. De doze escolas identificadas, tendo em comum a localização em bairros "nobres" e a regularidade dos melhores desempenhos nos rankings do ENEM entre 2010 e 2014, três escolas foram selecionadas para realização de entrevistas com seus fundadores e/ou porta-vozes. Por fim, analisa-se as estratégias de reprodução das famílias traduzidas no sucesso escolar por meio de questionários aplicados aos antigos alunos das três escolas selecionadas aprovados nos cursos de Direito e Engenharia Civil da UEMA e Direito e Medicina da UFMA, os mais prestigiosos dessas IES. |