Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1543-1 | Gordura e feminilidade na cultura contemporânea | Autores: | Karen Grujicic Marcelja1 1 PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Resumo: Feio, pesado, lerdo, preguiçoso, fraco: a revisão bibliográfica aponta para uma compreensão de que o aumento da incidência do sobrepeso e da obesidade, independentemente da faixa etária e classe social, se traduz na relação dos indivíduos gordos a estereótipos negativos, ou seja, a características que os inferiorizam ou os excluem no convívio em sociedade.
Este trabalho busca levantar a importância que o excesso de peso ganhou em nossa cultura. Em um século, passamos da valorização das formas mais opulentas à condenação de qualquer excesso no corpo, o que é ainda mais marcante no caso das mulheres. O oscilar do ponteiro da balança passou a mobilizar tantos esforços na medicina, na estética e nos esportes, a ponto de definir modos de vida, comportamentos e caráter dos indivíduos. Em um olhar que abrange retrospectiva histórica da mídia e questões emocionais ligadas à obesidade, o texto fará uma breve análise de como as mulheres são atingidas pela preocupação com o peso em aspectos estruturais do gênero, como a feminilidade, a sexualidade e a maternidade.
|