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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1556-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1556-1

A criminalidade no entorno das escolas e o isolamento social dos alunos: uma análise da região de Maringá-PR.

Autores:
RODRIGUES, A.L.1,1, LEAL, L.D.1, LUZ, A.S.1,1
1 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Resumo:
A cidade atual apresenta territórios fragmentados e a segregação dos moradores em bairros periféricos com baixa qualidade urbana gera uma população submetida a múltiplos processos de fragilização de suas ligações com o restante da sociedade, a situações de risco e a enormes distâncias físicas e sociais, vivenciando um acúmulo de vulnerabilidades. Assim, pressupomos que o território onde a escola se insere exerce influência sobre a mesma em todos os aspectos e, se os índices de violência do entorno forem muito altos, pode resultar no aumento do isolamento social dos alunos, dado a aspectos hostis da vizinhança e a consequentes situações que dificultam mecanismos de integração social entre escola e comunidade. O presente artigo é parte de um estudo sobre as correlações socioespaciais e a criminalidade do entorno das escolas estaduais da região de Maringá por meio de levantamento, categorização e georreferenciamento das ocorrências dos BO’s da Polícia Militar (2011 a 2015). Os principais resultados apontam que as categorias com maiores índices de ocorrência no entorno das escolas foram: 1) Roubo/furto/receptação/invasão; 2) Ameaça/violação à pessoa/abandono; 3) Lesão Corporal/maus tratos/tortura; 4) Brigas/perturbações. Os resultados corroboram com os nossos pressupostos conceituais que admitem as pequenas violências como a base da descoesão social.