Poster (Painel)
1562-2 | COBERTURA MIDIÁTICA NAS OLIMPÍADAS RIO 2016: a construção da imagem da jogadora de futebol pela imprensa no Brasil e nos Estados Unidos | Autores: | CARRAMILO, C.1 1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: A pesquisa tem como tema a interface entre as representações das mulheres jogadoras de futebol durante a cobertura midiática dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, no contexto das imprensas brasileira e norte-americana. A problemática ora apresentada resume-se ao seguinte questionamento: a atual prática de representação das mulheres pela imprensa contribui para a manutenção da diferença estrutural entre o futebol masculino e o feminino, afetando os investimentos públicos e privados e o interesse do público em relação à modalidade no Brasil e nos Estados Unidos? A hipótese levantada é a de que a forma pela qual são representadas as mulheres na imprensa dos dois países em questão estimula a manutenção de estereótipos culturalmente construídos e desvalorizar a mulher jogadora de futebol. Assim, a elaboração de políticas de fomento voltadas à modalidade deve levar em consideração os fatores socioculturais que assinalam as diferenças entre as supracitadas nações e seus cenários distintas. |