Oral Completa
1563-1 | A construção visual dos corpos no cinema de Pedro Almodóvar
| Autores: | Paloma Coelho1 1 - - - |
Resumo: Este artigo consiste na análise da mise-en-scène do feminino e do masculino no cinema de Pedro Almodóvar, a partir da construção fílmica dos corpos e da linguagem visual utilizada pelo diretor para elaborar esses discursos. Problematiza-se tanto as imagens, como as ressignificações por elas empreendidas, mediante os deslocamentos e as permanências presentes nos discursos e contradiscursos dessas produções. Em um primeiro momento, analisa-se como a linguagem cinematográfica opera na construção narrativa, por um lado favorecendo a transparência das imagens e, consequentemente, atribuindo maior naturalismo às histórias e menor distanciamento entre o espectador e a tela; ao mesmo tempo, se na forma prepondera a transparência, no âmbito discursivo esses filmes descortinam o artifício das normas de gênero por meio da desnaturalização dos corpos dos personagens. Em seguida, aborda-se a importância do corpo na conformação das feminilidades e masculinidades dos personagens, sendo analisados os mecanismos e os artifícios empregados para produzir o efeito performativo desses sujeitos. Por fim, serão problematizadas algumas formulações discursivas bastante difundidas sobre os seus filmes, apontando para algumas tensões e contradições que se manifestam nos discursos simbólicos das narrativas, o que contraria, ou ao menos relativiza, o caráter transgressor comumente atribuído ao cinema de Almodóvar. |