Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1566-1

Poster (Painel)


1566-1

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: UMA ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA – UNILA

Autores:
FERNÁNDEZ, D.T1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará, 2 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semi-estruturadas para analisar e interpretar os dados coletados.