Oral Completa
1568-1 | Infância, adolescência e usos do tempo: um estudo sobre desigualdade social | Autores: | NEUBERT, L.F.1, TAVARES, F.1 1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: A presente proposta tem como foco principal analisar como crianças e adolescentes utilizam o tempo em atividades diárias tais como trabalho remunerado, cuidados com a casa e a família, estudos, lazer, etc. Nos interessa em particular entender o papel dos grupos domiciliares na produção dos diferentes níveis de desempenho na escola, ou seja, aquilo que se deve a elementos tais como o nível educacional dos pais, tipos de atividades realizadas fora da escola durante o tempo livre, além da própria organização das atividades diárias de crianças e jovens ao longo dos dias da semana. Nesse sentido, é importante salientar a importância do background familiar ou o chamado capital cultural na formação cognitiva dos indivíduos. Famílias que promovem investimentos dos mais diversos tipos em seus descendentes, além do que já é garantido pelas instituições de ensino formais, garantem maior sucesso tanto no que diz respeito ao rendimento escolar, quanto às consequências futuras ligadas à inserção no mercado de trabalho. Os bancos de dados produzidos a partir da Pesquisa de Usos do Tempo em Belo Horizonte (2001) e da Pesquisa Educação e Usos do Tempo (Juiz de Fora, 2013) possuem um conjunto de informações comparáveis que possibilitam contribuir com o conjunto de estudos sobre trajetórias individuais de sucesso ou fracasso no processo de escolarização. (Fomento: OBEDUC/CAPES 2012-2016). |