Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1571-1 | Universitários afro-brasileiros e afro-americanos de primeira geração: comparando trajetórias, projetos, modelos e estratégias. | Autores: | Sonia M.Giacomini1, Bruno Larrubia1 1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
Resumo: O objetivo desse trabalho foi o de investigar, através de uma abordagem comparativa, os projetos coletivos e individuais e as trajetórias de vida de universitários afrodescendentes no Brasil e nos Estados Unidos que buscaram no ensino superior um mecanismo eficiente de melhoria de suas condições de vida e de ascensão social. O projeto ascensional enquanto componente estratégico nas trajetórias de vida dos estudantes entrevistados nos dois países permitiu identificar e problematizar uma combinação particular de fatores culturais, como as concepções de raça e de classe, que marcam os corpos e se destacam como lócus privilegiado de análise. A noção de corporalidade e os investimentos no corpo e na aparência se mostraram instrumentos significativos para a interpretação de um ethos social em que a mudança e ascenção sociais revestem-se de caráter quase emergencial, adquirindo centralidade. Essas noções permitem, igualmente, compreender o papel primordial da corporificação dos sinais de distinção e de sua associação com novos habitus. Através da investigação etnográfica centrada nos projetos ascensionais e de sua correlação com a dinâmica do englobamento e do individualismo, que se apresenta de forma bastante diferenciada nos dois universos sociais pesquisados, foi possível identificar e avaliar a importância relativa do grupo familiar assim como de outras instituições e de determinadas políticas como instâncias de referência significativas nas trajetórias de vida analisadas. |