Poster (Painel)
1583-1 | Efeitos do Prouni nos valores sociais e a inserção no mercado de trabalho | Autores: | URCHEI, T. M.1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: Nesta comunicação, apresentaremos os resultados da pesquisa que tem como objeto os bolsistas do Programa Universidade para Todos e sua inserção no mercado de trabalho. Para isso, foi aplicado um questionário através do facebook e obtidas 230 respostas de bolsistas e não bolsistas.
Um conjunto extenso de pesquisas no campo da sociologia da educação procura compreender as transformações ocorridas na última década e meia que têm diversificado o público do ensino superior, tradicionalmente restrito a estudantes de classe média. Nosso objetivo é o de discutir os efeitos desse processo em relação aos valores sociais que fundamentam a conduta desses estudantes.
O público do Prouni, oriundo de classes populares, tem vivenciado algo que não lhe era muito habitual: a ‘ética do estudo’. Porém, por sua condição de classe, reproduzem cotidianamente os ‘valores do trabalho duro’.
Nossa análise mostra que a desigualdade de classe continua sendo relevante, pois o bolsista não freqüenta a IES como a classe média o faz. O trabalho duro e o esforço físico foram necessários para que fosse possível frequentar as aulas, arcar com os custos do curso, com transporte e alimentação. Nesse sentido, a combinação entre estudo e trabalho, em alguma medida, lhe exige maior disciplina.
Desenvolvemos o argumento de que essa disciplina pode ter efeitos positivos na inserção no mercado de trabalho (renda e reconhecimento), ainda que os empregos obtidos não reflitam necessariamente a formação adquirida.
|