Poster (Painel)
1596-1 | A contribuição do PIBID à formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. | Autores: | BOARETTO, L. S. 1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Resumo: Os problemas e as contradições referentes às aprendizagens escolares aumentam as preocupações com as licenciaturas, seja em relação às estruturas institucionais que as encerram, seja em relação aos seus currículos e conteúdos formativos. Isto não significa atribuir ao professor e à sua formação a responsabilidade sobre o desempenho atual das redes de ensino, mas, certamente, essa questão tem ligação direta com a qualidade desta formação. A licenciatura em Ciências Sociais da Unesp de Marília, assim como as demais, enfrenta, esses problemas. Internamente, o projeto Núcleo de Ensino (NE) se transformou em um laboratório permanente de formação de professores, fornecendo condições para que esta licenciatura almejasse outro parâmetro para a formação de professores, vinculado à pesquisa e a uma prática pedagógica que se efetiva nas escolas públicas. Ao incorporar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID se fortalece esta maneira de formar professores, contrapondo à forma tradicional, que ocorre por meio do estágio supervisionado. Portanto, no curso de Ciências Sociais de Marília coexistem dois modelos de formação de professores: o tradicional e aquele que ocorre por meio dos projetos do NE e PIBID. A presente pesquisa ao avaliar a contribuição do PIBID à formação de professores de Sociologia para o ensino médio, conclui que uma formação sólida de professores ocorre quando há a adequação entre teoria e prática, sobretudo, na parceria escola e universidade. |