Poster (Painel)
1603-1 | SiSU e a democratização do acesso à universidade pública: o caso do curso de Ciências Sociais da UFMG | Autores: | MARQUES, J.P.M.1, NOGUEIRA, C.R.1, NOGUEIRA, C. M. M1 1 FAE/UFMG - FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
Resumo: Devido a mudanças ocorridas no processo de seleção nas universidades brasileiras propõe-se uma discussão acerca da democratização das instituições de ensino superior. Para tanto, foram analisadas as influências exercidas pela bonificação da nota, utilizada na UFMG em 2009, pelo Sistema de Seleção Unificada(SiSU) e Lei de Cotas, adotados respectivamente nos anos de 2013 e 2014, sobre o perfil do alunado de Ciências Sociais em contraposição ao conjunto da universidade. Utilizou-se dados fornecidos pela Pró-reitoria de Graduação(ProGrad), referentes aos anos de 2010 à 2015, coletados por meio de questionários de autopreenchimento dos estudantes no ato de matrícula. As variáveis de estudo foram: sexo, raça/cor, escolaridade da mãe, leitura em língua estrangeira e renda familiar. Percebe-se que com as diferentes políticas públicas adotadas no período o perfil dos estudantes de Ciências Sociais foi alterado. Com a política de bônus efetivou-se importantes avanços no que tange a democratização do acesso à universidade. Devido a implementação da Lei de Cotas, ocorrida de forma gradual, associada à abertura do SiSU se evidencia um perfil socioeconômico um pouco mais elevado dos alunos ingressantes do curso e, em menor escala, da UFMG, se comparado a política de bônus, Percebe-se nos anos de 2014 e 2015 o ingresso de alunos provenientes de grupos mais abastados da população nas Ciências Sociais e, em menor proporção, na universidade, indicando-se maior democratização em 2016. |