Poster (Painel)
1618-1 | Trajeto: práticas da transformação dos sentidos de ser estudante, bolsista PIBID e futura professora | Autores: | MENEZES, Renata Nogueira.1 1 FFC-UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília (SP) |
Resumo: O presente trabalho traz as reflexões desenvolvidas a partir do trabalho realizado no Projeto de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Analisam-se as contribuições deste projeto no processo de formação de professor do curso de Licenciatura em Ciências Sociais (FFC-Marília), partindo de dois deslocamentos: um trajeto percorrido entre a universidade e uma escola pública, onde estudantes têm realizado seus estágios supervisionados; e outro um percurso de transformação dos sentidos de ser estudante, pibiana e futura professora da rede pública de ensino. Da faculdade à sala de aula, descortina-se e compreende-se uma parte do contexto social e político das concepções de Estado e Políticas Públicas Educacionais e sua influência no cotidiano escolar. E, por fim, tendo como referência a Teoria Histórico-Cultural, se analisa o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes universitários, no âmbito acadêmico. Conclui-se, que ao instrumentalizar o arsenal teórico e metodológico do curso, mediado pelas atividades do PIBID na prática pedagógica nas escolas, tem-se como resultado uma formação mais qualificada e consciente na atuação do professor no processo de ensino-aprendizagem. |