Poster (Painel)
1623-1 | Colonialidade e Divisão Internacional do Trabalho Intelectual: A Situação dos Sociólogos Brasileiros nas Revistas Internacionais de Teoria | Autores: | RIBEIRO, M.A.P1 1 PPGSOL - Pós Graduação em Sociologia - Universidade de Brasilia |
Resumo: Este artigo discute a posição ocupada pelos sociólogos brasileiros nas revistas de teoria internacionais. Para tal, fez-se um levantamento quantitativo dos países nos quais estão situados os autores que publicam nas 4 revistas de teoria sociológica de maior impacto da atualidade: Theory, Culture and Society; European Journal of Social Theory; Sociological Theory; e Theory and Society. Além disto, foram analisados os artigos de pesquisadores brasileiros que publicaram nestas revistas, levantando-se padrões de inserção temática.
Foram encontradas evidências que apontam para uma inserção periférica dos pesquisadores brasileiros. Tal conclusão se vale primeiramente ao fato destes ocuparem uma posição desigual em relação àqueles de países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, que dominam a maior parte das publicações nas revistas de teoria sociológica. Além disso, percebeu-se uma diferença qualitativa substancial nos padrões temáticos abordados pelos autores do Brasil: Quando esses pesquisadores publicam em tais revistas não costumam discutir teoria de forma “abstrata” ou “generalista” como àqueles situados no Norte Global, mas se detêm em tratar temas locais como: América Latina, Terceiro Mundo e especificidades da modernidade e capitalismo no Brasil. Essas evidências corroboram com as afirmações dos autores das correntes decoloniais e pós-coloniais sobre como se organiza a divisão internacional do trabalho intelectual e sua relação com a colonialidade do saber.
|