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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1634-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1634-1

O arielismo de José Enrique Rodó: uma aposta na consolidação da cultura latino-americana

Autores:
Elisângela Santos1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
Temos como objetivo retomar uma questão presente na obra do pensador uruguaio José Enrique Rodó: o dilema da identidade latino-americana no final do Século XIX e começo do XX. O “arielismo”, tendência ideológica decorrente da sua obra Ariel (1900) possuía um cunho liberal, de fundo estético, político, filosófico, psicológico e pedagógico, e estava preocupada em discutir, dentre outros assuntos, o fortalecimento do modelo de “cultura utilitário” empreendido principalmente pelos Estados Unidos da América. Para resgatar a “alta cultura” no Continente, Rodó sugere um retorno ao passado, uma espécie de resgate da “época áurea” do pensamento ocidental, sem perder de vista o fortalecimento da própria originalidade cultural. Neste sentido, o modelo de sociedade proposto pelo pensador teria como base um pensamento definitivamente organizado e pautado em modelos do passado criativo. Nesse sentido, buscaremos perceber, em seus textos, o “mito” de um estado social primitivo mais feliz, porém não é um desenho de uma sociedade com “atraso mental”, “ignorante e limitada”, como muitas vezes se encontrava como característica do homem do campo (WILLIAMS, 1989), sim uma sociedade, que justamente, por ser pequena e seletiva, poderia desenvolver a formação espiritual do indivíduo, longe da “mundanidade” que perverte, generaliza e iguala todas as pessoas em nome de uma democracia massificada.