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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1638-1

Poster (Painel)


1638-1

Empreendedorismo e infância: uma análise do papel do SEBRAE na construção do discurso empreendedor para a infância

Autores:
MACHADO, T.1
1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Resumo:
Considerando a recente emergência de um ideário neoliberal, tanto no plano nacional quanto globalmente, somado ao ambiente de crise financeira, encontramos terreno fértil para a difusão do discurso empreendedor. Abordando o empreendedorismo como um modo de ser, agir e pensar, é preciso considera-lo a partir de uma perspectiva que não o trate como natural, mas como fruto de uma determinada e específica configuração social moderna, a economia de mercado. Tal maneira de agir e pensar possui uma função central no mundo moderno, tendo em vista o papel também central e universalizante da esfera econômica na sociedade moderna. No Brasil, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um dos principais atores na disseminação da cultura e do discurso empreendedor, possuindo programas e projetos para diversos públicos, inclusive jovens e crianças. Sendo uma organização de alcance nacional e originalmente ligada ao Estado, hoje encontra-se em relativa autonomia institucional. O SEBRAE possui importância fundamental na compreensão de como se constitui e dissemina o discurso empreendedor no Brasil, especificamente na infância, etapa fundamental do processo socializador. Dessa forma, como resultados preliminares, foi possível identificar um estímulo ao empreendedorismo cada vez mais precoce. Essa pesquisa é um trabalho ainda em construção, que tem por objetivo analisar o papel do SEBRAE na construção do discurso empreendedor para a infância.