Poster (Painel)
1643-1 | A sociodinâmica da desigualdade entre moradores e “albergados” da Vila Areal-DF como entrave à cidadania | Autores: | CANDIDA, T.1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: O Albergue, principal centro de acolhimento para a população em situação de rua do Distrito Federal, foi inaugurado em 1990 em uma região afastada da cidade de Brasília. Hoje, cercado pela Vila Areal, o abrigo se tornou o principal alvo de ataques dos moradores, que, alegando insegurança e desprestígio para sua comunidade, famílias e imóveis, exigem a remoção da unidade. Proponho observar o conflito exposto a partir das relações de interdependência que o constituem, considerando as condições de vida de cada grupo, seus habitus e o meio em que vivem. O estudo de caso contou com observação participante, pesquisa documental e entrevistas em profundidade.
A pesquisa revela um entrave à cidadania na medida em que esclarece a reprodução de desigualdades excessivas e permanentes por sua sociodinâmica. Contatou-se que uma hierarquia de valores intrínseca a consciência cotidiana e incorporada nos sujeitos responde pela discriminação de moradores e “albergados” entre mais ou menos dignos de confiança e direitos. Proponho analisar de que modo a atribuição de status diferencial entre os cidadãos circunscreve o âmbito de oportunidades e escolhas que efetivamente os diferenciam em chances de êxito. Questiono, pois, à luz das Teorias do Reconhecimento, os critérios definidores de dignidade e estima na ordem social observada, bem como os impactos da concessão ou privação dessas formas de reconhecimento sobre trajetórias individuais.
|