Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1661-1 | CURSO DE BRANCO: UMA ABORDAGEM SOBRE PERMANÊNCIA ENTRE ESTUDANTES NEGROS NOS CURSOS DE ALTO PRESTÍGIO DA UFRB | Autores: | Reis, D.B.1 1 UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Resumo: O quadro da educação superior brasileira nas últimas décadas, é marcado por uma forte expansão. Vale destacar que o acelerado crescimento se dá, sobretudo, em virtude da proliferação de Instituições privadas, notadamente entre os anos de 1999 a 2003. Nos 8 anos de Governo Lula e no primeiro mandato do Governo Dilma há uma continuação do crescimento, mas desta vez voltado para as Instituições Públicas de Ensino Superior e em sintonia com as políticas globais de inclusão social. A partir de 2002 é também marcante a presença de políticas de acesso ao ensino superior de estudantes pretos/pardos, indígenas, quilombolas e de origem popular, além das Políticas de Financiamento da Educação Superior, tais como FIES e PROUNI. Essas políticas são responsáveis por uma alteração no quadro do perfil do estudante universitário e indicam resultados positivos das políticas adotadas ao longo da última década. Apesar disso, não podemos perder de vista que alguns desafios ainda se apresentam, principalmente no que tange à permanência destes grupos, historicamente segregados, na Universidade Brasileira. Com base na Pesquisa em desenvolvimento na UFRB, buscamos aqui discutir os principais elementos que envolvem a Permanência Material e Simbólica de Jovens Negros(as) no Ensino Superior, marcadamente naqueles cursos que se constituíram como de alto prestígio social. |