Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1672-1 | Usuário: ator ausente da política de transporte fluminense. Estudo das políticas e os conflitos nas cidades do Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes | Autores: | Hernán Mamani1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Considerando que a dinâmica da urbanização contemporânea adensa os vínculos e a circulação na rede urbana do Rio de Janeiro e que a questão da mobilidade ganha importância nas agendas públicas municipais. O trabalho compra, então, a participação nos conselhos municipais de transportes das cidades do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Busca compreender como o transporte e as políticas de transporte coletivo das de ambas cidades, permanecem fechadas à participação, reivindicações e demandas de usuários. Supõe que tal fechamento deve-se à dificuldade de tomada de voz por parte dos usuários, dado que constitui um público frágil (ELIASOPH, 2003) e, também, à configuração de públicos - das instâncias político administrativas - restritas, em termos dos atores legítimos da mobilidade urbana, orientados por quadros pautados em princípios de grandeza industrial (BOLTANSKI & THEVENOT, 1991).
Bibliografia
BOLTANSKI, L. & THEVENOT, L. De la Justification: les economies de la grandeur. Paris: Gallimard,1991.
ELIASOPH, N. "Faire un public fragile: une ethnographie de la citoyenneté dans la vie associative.”. CEFÄI. D. & PASQUIER, D., Les sens du public: publics politiques, publics médiatiques, Aminens: Presses universitaires de France, 2003.
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