Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1683-1 | Sociabilidades em conflitos: impactos socioespaciais desencadeados pela implementação do PAC Rio Anil em São Luís, Maranhão. | Autores: | CANJÃO, I.F1 1 UFMA/CEUMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: O trabalho aborda uma situação de deslocamento de população humana, resultante de um grande empreendimento público, vivenciado pelas populações residentes em palafitas ou "aglomerados subnormais", que foram deslocadas pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal, em São Luís do Maranhão. Focamos o modo como diferentes atores sociais representam e lidam com os espaços recriados a partir daquele programa. Destacamos como a implantação do projeto desencadeou processos sociais de extrema complexidade, compreendendo tanto os aspectos ambientais, quanto demográficos, políticos e culturais.
O PAC foi apresentado como retorno de investimentos estatais de forma intensiva na economia. Segundo o discurso do governo federal, retomaria a execução de grandes obras de infraestrutura social e urbana, infraestrutura logística e energética do país. No Maranhão, foi apresentado com o propósito de reverter um "quadro de atraso". Essa classificação oficial, retrata uma perspectiva hierárquica, uma noção universalizante de planejamento urbano que desconsidera elementos subjetivos, tradicionais e culturais que caracterizam o território. Desse modo, estudar o processo de remanejamento dos moradores do PAC Rio Anil, em São Luis, permite-nos perceber a pluralidade em suas formas de convivência, por inúmeros padrões de conflito e segregação e/ou dificuldade de tolerância em relação ao outro.
|