Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1699-1 | Equidade, recursos familiares e oportunidades educacionais em Minas Gerais: um estudo das transições escolares em 2009 e 2013. | Autores: | MENDES, I. A. A.3,1, ASSIS, A. M.2, COSTA, B. L. D.2 1 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2 FJP - Fundação João Pinheiro, 3 UNA - Centro Universitário Una |
Resumo: Este trabalho analisa a distribuição de oportunidades educacionais no estado de Minas Gerais, a partir da conclusão do ensino fundamental e do acesso e conclusão do ensino médio para estudantes com idade entre 14 e 24 anos. O estudo trabalha com dados da Pesquisa por Amostra Domiciliar de Minas Gerais (PAD/MG) realizada pela Fundação João Pinheiro e analisa mudanças: a) dos patamares de desigualdade educacional no estado, b) dos efeitos dos aspectos adscritos no abandono escolar e c) da diversificação dos grupos sociais que concluem o ensino fundamental e médio entre 2009 e 2013. Os três eixos de análise utilizam como variável dependente as transições entre diferentes etapas da escolarização. Para isso, aplica-se o modelo logístico de progressão escolar, amplamente usado por outros estudos afins. Os resultados do estudo apontam para a persistência da desigualdade na distribuição das oportunidades de escolarização entre os estudantes mineiros, que são, em boa medida condicionadas pela sua origem social apesar de alterações significativas verificadas recentemente. A modernização da sociedade brasileira, a melhoria das condições sociais das famílias e as reformas educacionais realizadas e, por fim, a redução das desigualdades educacionais, fenômenos marcantes desde a segunda metade do século XX, ainda não desenham um cenário educacional equânime no estado de Minas Gerais. |