Poster (Painel)
1705-1 | AUTORES JUVENIS NO ENSINO MÉDIO: APROPRIAÇÃO DE TEMAS SOCIOLÓGICOS | Autores: | Vanessa Simões Ribeiro1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho |
Resumo: Diante do atual cenário educacional, os alunos estão cada vez com maiores dificuldades na apropriação da leitura e da escrita na sua forma mais complexa. Para além da preocupação com esse domínio de técnicas básicas para relações em sociedade, salta aos olhos também a imediaticidade dos jovens compreenderem a sua realidade social. Desta forma, este resumo é resultado da Monografia de final de curso, que analisa os resultados do projeto PIBIC-JR, desenvolvido com estudantes de ensino médio de escola pública na constituição de autores juvenis no incentivo de leitura e escrita de temas sociológicos. O trabalho tem como pressuposto a Teoria Histórico-Cultural na produção e organização de uma Revista Científica, um Jornal e um Blog. O projeto teve duração de três anos, proporcionando uma ampliação do diálogo entre escola e universidade, valorizando a licenciatura e o compartilhamento do conhecimento entre os alunos bolsistas em suas relações cotidianas. Aquilo que os alunos foram capazes de objetivar serviu para compreender o processo de apropriação dos conceitos sociológicos e possibilitar a potencialização do saber científico em suas realidades sociais. Para alcançar os objetivos propostos foram feitas reuniões periódicas com discussões de diferentes gêneros textuais na elaboração de textos autorais, com conteúdos próprios do mundo dos jovens, proporcionando um crescimento cognitivo e afetivo na possibilidade de torná-los sujeitos autônomos de seu processo de aprendizagem. |