Poster (Painel)
1721-1 | O Perfil dos Protestos no Brasil antes e depois Junho de 2013 | Autores: | Ana Clara Rocha1 1 IFCH - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: O presente trabalho foi construído a partir de um projeto, no qual desenvolvemos uma base de dados de protestos e greves ocorridos no Brasil. Para a montagem e análise utilizamos a metodologia quantitativa de Análise de Eventos de Protestos.
Este trabalho, individualmente, consiste em, a partir das informações coletadas, compreender se as dinâmicas dos protestos de 2013 modificaram o perfil de participação política no Brasil. A hipótese seria a de que 2013 foi realmente um ponto crucial, de mudança no curso das manifestações, com o surgimento de novas dinâmicas, pautas, repertórios, performances e atores.
O primeiro passo do trabalho é analisar a conjuntura política de 2013. Em seguida, será construído o referencial teórico, a partir da literatura clássica dos movimentos sociais e teoria do confronto político. Na terceira etapa, a partir de nossa base, será feita comparação entre o período pré e pós 2013. Para isso serão analisadas variáveis específicas presentes no banco.
Por fim, pretende-se traçar um perfil dos protestos antes e depois manifestações de 2013, e responder a principal questão levantada: Foi 2013 um ano determinante para a mudança no perfil dos protestos no Brasil?
|