Oral Completa
1729-1 | O ardor dos sentimentos saudosos como resistência ao moderno na obra de Sándor Márai | Autores: | Eduardo Moura Pereira Oliveira1 1 PPCIS- UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Do escritor austro-húngaro Sándor Márai (1900-1989), As Brasas é o romance mais vendido e mais adaptado ao cinema, ao teatro e à radionovela. Seus diálogos se desenrolam a partir de um tom de perda, na medida em que os personagens acionam as suas próprias memórias. Ao tratar de sentimentos voltados para o vivido, a trama se constitui como um retorno enquanto circunstância oportuna à realização de algo pendente. O objetivo desse trabalho é pensar, através de metodologia uma voltada para a estética da recepção, em possibilidades de diálogo entre a obra e algumas teorias sociais. O ponto a ser discutido é o de um conjunto de sentimentos alocados no registro de uma temporalidade pretérita. Por meio de um exercício interpretativo, cabe refletir sobre as ações dos personagens na trama e suas aproximações com os sentimentos de nostalgia, gratidão e solidão, tomando como pressupostos algumas teorias críticas da modernidade. Por fim, importa compreender o modo como Márai tece, através de seus personagens, formas individuais de sentir a experiência longínqua e suas consequências, no plano das interações humanas. Ao trazer a obra de Márai para o campo de investigação da sociologia da literatura, sinalizo ainda uma tentativa de aprofundar o debate acerca das transversalidades entre a teoria social e o discurso ficcional, tomando como referência autores que consideram o relativismo da interpretação, que privilegiam a recepção e que reconhecem a relação dialógica entre o texto e o leitor. |