Poster (Painel)
1772-1 | A idealização do amor romântico a partir da personagem Cabiria no realismo de Fellini. | Autores: | Gabriela Protásio1, Lays do Carmo1 1 UFBA - Universidade Federal da Bahia |
Resumo: O seguinte trabalho é resultado de atividades realizadas pelo grupo de Representações Sociais, Arte, Ciência e Ideologia da Universidade Federal da Bahia. A obra a ser analisada, Noites de Cabíria, é uma das principais do diretor Federico Fellini. Vencedor do Oscar de melhor Filme estrangeiro do ano de 1958, Noites de Cabíria possui forte crítica social. A película representa a situação precária da economia e da vida da população da Itália no pós Segunda Guerra Mundial. Fellini escolhe representar os setores marginais da sociedade, o “lúmpen- proletariado”, tendo como protagonista uma prostituta. Essa escolha é fruto de influência da corrente Neorrealista Italiana, que é uma marca permanente nas obras de sua primeira fase. Posteriormente as criações Federico Fellini assumem um caráter autobiográfico e uma fase onírica. Analisaremos o filme sob a ótica da construção da personagem Cabíria, contrapondo elementos como sua inocência, idealização do amor romântico em paradoxo com sua profissão e a contribuição da Igreja Católica e da sociedade nesse processo. Propõe-se debater como o peso da moral cristã, muito forte na Itália, assentada na construção do ideal do “ príncipe encantado”, perpassando pela ilusão de casar-se e sair da vida de prostituta, acaba colocando Cabíria em situações de risco. Ainda que pareça contraditório, o filme é escrito em homenagem à esposa do diretor, Giulietta Masina, que interpreta Cabíria, e foi interpretado como uma ode à esperança e renovação.
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