Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1779-1 | Gênero, raça e sociabilidades juvenis: uma análise sobre as transformações no cotidiano de uma escola tradicional no RJ. | Autores: | FERREIRA, F.I.O1, LIMA, R.M1 1 CPII - Colégio Pedro II, 2 CPII - Colégio Pedro II |
Resumo: O espaço da Escola Básica, especialmente na etapa do Ensino Médio, se traduz em campo dinâmico de encontro de diversas identidades em construção, sujeitas a diferentes estímulos e influências que acabam por desafiar estruturas e práticas consolidadas. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que procura analisar as ações discentes características de uma nova sociabilidade e que, nos últimos anos, colocam em xeque as discriminações de gênero e raça presentes no cotidiano escolar do Colégio Pedro II, uma escola tradicional do Rio de Janeiro. De um lado, a normatização de gênero, expressa e imposta na disciplina da cultura escolar e nas representações sociais do corpo e da sexualidade, foi percebida como opressiva e provocou a mobilização de saberes e práticas que buscam contribuir para a superação do preconceito, da discriminação e da persistência da violência contra a mulher e da homofobia. Ao mesmo tempo, a formação de coletivos negros foi capaz de remodelar o modo como são tratadas as questões raciais na escola, ao denunciar as dificuldades de identificação relativas às suas condições étnico-raciais e às posições ocupadas na estrutura escolar. Ao analisarmos esses movimentos à luz da perspectiva intercultural e compreendendo a intersecção entre as questões de gênero e raça, observamos a construção de novas formas de sociabilidade, organização e luta dos/das jovens estudantes, que apesar de incipientes, apontam para modelos inovadores de relações sociais. |