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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1799-1

Oral Completa


1799-1

Ressentimento e Sofrimento Docente

Autores:
de Carvalho, M.1
1 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
A presente comunicação se propõe a discutir os resultados da pesquisa que realizei durante o mestrado sobre o tema do mal-estar na educação e de aspectos do sofrimento no trabalho a que os profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal estão submetidos. Sob o enfoque teórico e metodológico da Sociologia Clínica, dialogarei sobre a hipótese que foi verificada de que a falta de reconhecimento da profissão de professor, atrelada às condições estruturais e relacionais do trabalho, pode gerar sofrimento nos sujeitos e um tipo específico de ressentimento quando se analisa a categoria como um todo, impedindo os profissionais não apenas de cumprirem com seu trabalho, mas também de se reconhecerem e se realizarem nele. Analisamos sobre como a estrutura social, a ideologia do servidorismo público e as condições relacionais do trabalho podem influenciar no sofrimento dos sujeitos, em uma espera jamais alcançada. Espera-se que a presente proposta possa contribuir em alguma medida com o diálogo do GT de Sociologia Clínica e lançar luz sobre alguns dos processos que condicionam e influenciam o sofrimento dos trabalhadores, seu entrelaçamento e repercussões, em especial na questão docente, sejam eles de ordem estrutural ou relacional. Instituição de Fomento: Universidade de Brasília - Faculdade de Educação, bolsa Capes.