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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1810-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1810-1

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E IMAGINÁRIO ESCOLAR: memórias da antieducação

Autores:
Alexandre Silva Virginio1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este trabalho objetiva identificar as dimensões da experiência da população em situação de rua de Porto Alegre e sua relação com o imaginário escolar. Trata-se de viés interpretativo de estudo sobre este grupo social realizado na capital gaúcha no ano de 2016. A série temporal das pesquisas sobre esta população indica uma relativa melhora nos indicadores educacionais sem tomar conhecimento, no entanto, sobre as dinâmicas sociais que contribuem ou vetam o direito à educação. De caráter qualitativo, a trama metodológica sustentou-se em histórias de vida a partir dos resultados de cinco entrevistas em profundidade. Do conteúdo das mesmas procurou-se apreender as instâncias inibidoras e recíprocas da interação e comunicação com o campo educacional. Com efeito, atentou-se, na análise da imagem de si e do grupo social, da instituição escola, das escolhas, das estratégias, dos juízos de valor, dos conflitos, das emoções, seja para os traços de personalidade, seja para as condições sociais da experiência. Como baliza teórica recorreu-se às categorias de memória individual e memória coletiva, nas contribuições de Maurice Halbwachs, e de disposições socializadoras, nos aportes de Bernard Lahire. Os resultados sugerem que a autoimagem negativa, combinada com uma memória coletiva estigmatizada da experiência escolar, impõe distâncias (imaginários e reais) entre vida cotidiana e vida escolar que encontra, na ressignificação desta última, a constrição da medida entre ambas.